Prata e Bronze

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Shade The Changing Man, Steve Ditko (1977)









Rac Shade, agente secreto de um mundo na "Meta Zone", uma dimensão paralela a nossa. Ele é traído e sentenciado a morte, mas acaba vindo parar em nossa dimensão. Ele traz com ele um traje chamado M-Vest (Ou Miraco-Vest), que além de gerar um campo de força, projeta uma imagem grotesca e distorcida de si.
É uma das criações mais pessoais de Steve Ditko para uma editora de mainstream. E aqui Ditko usa o “Marvel Way” em plena DC Comics. Ele escreve o plot e desenha (a arte final é dele também) e Michael Fleisher (que escreveu nos anos setenta Jonah Hex e o Espectro) colocava o diálogo. É uma ficção científica divertida, bem escrita e ainda melhor desenhada.





A série durou oito números (de 1977 a 1978) e foi cancelada por causa da infame DC Implosion. Um número 9 estava pronto, e parte dele chegou a ser publicado (revisado) anos mais tarde em Detective Comics Dez. 1979-Jan. 1980).

Shade ganhou outras versões, aparecendo inclusive no Esquadrão Suicida de John Ostrander nos anos 80. Mas foi a versão lisérgica de Peter Milligan (Hellblazer) e Chris Bachalo que mais atraiu os leitores, o título tendo a honra de ser um dos primeiros a serem publicados desde o início com o selo Vertigo. Mas o próprio conceito original e Ditko já é estranho o suficiente

No Brasil, a EBAL lançou todos os oito números em Dimensão K (2ª Série): O Mutante. Nos EUA, a DC lançou as oito edições, inclusive a não publicada número 9 em The Steve Ditko Omnibus Vol. 1, de 2011.











Nenhum comentário:

Postar um comentário