Prata e Bronze

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Enemy Ace, Robert Kanigher & Joe Kubert (1965)






“Quem é o inimigo glorioso que nós não ousamos mostrar na capa dessa edição?”, era a pergunta feita em Our Army At War 151, de 1965. O personagem mostrado, claro, era Hans von Hammer, “O Martelo do Inferno”, conhecido por todos nós, ávidos leitores, como o Ás Inimigo. 


É a criação primorosa de Robert Kanigher, decano escritor dos quadrinhos de guerra da DC, baseado (é claro) em Manfred Von Richthofen, o Barão Vermelho (1892 –1918). O Ás Inimigo percorria os céus da Europa em seu Fokker Dr I, durante a Primeira Guerra Mundial, sua habilidade extraordinária em seu avião...e o fato de que ele estava cansado de uma guerra inútil, que ceifava vidas de ambos os lados. Mas isso não o impedia de fazer o seu trabalho. E muito bem. Como um galante cavaleiro das histórias arturianas, amargurado e com um senso enorme de dever. “O céu é o assassino de todos nós”, era seu solilóquio favorito. “E hoje pode ser meu dia”. Ele subia no seu Fokker sem saber se voltaria ou não, e francamente não se importava.



A série, com os belos desenhos de Joe Kubert começou em Our Army at War, como uma história complementar e logo ganhou popularidade suficiente para que ela fosse para a Showcase, e depois estrelando a Star Spangled War Stories. Os artistas que passaram por lá, além de Kubert foram Neal Adams, Russ Heath, Frank Thorne, John Severin e até mesmo Howard Chaykin. 

O Ás Inimigo voltou na graphic novel War Idyll, belamente pintada por George Pratt em 1990, em uma bela e surreal história onde Von Hammer conta suas reminiscências a outro veterano, da guerra do Vietnã. E em 2003, na minissérie War in Heaven, de Garth Ennis, com a arte maravilhosa de Chris Weston e do veterano Russ Heath, se passando na Segunda Guerra Mundial. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário